Autismo - por G. P. R.

A dinâmica familiar: Meu filho é autista, o que devo fazer?
Quando os pais descobrem que seu filho é autista, muitas vezes cultivam durante algum tempo a esperança de que ele irá recuperar – se completamente e imediatamente, a ansiedade e o grau de expectativa é muito grande diante do problema. Algumas famílias negam o problema e mudam de profissional até encontrar algum que lhes diga outro diagnóstico, talvez mais leve.Hoje existem recursos, técnicas e métodos para tornar as crianças autistas o mais independentes possível, dependendo do grau de comprometimento em que se encontram.É importante acreditar que as intervenções precoces em reabilitação, o atendimento educacional especializado, o suporte familiar e em alguns casos a medicação com investigação, ajudam cada vez mais no aprimoramento da educação e no desenvolvimento pessoal de cada criança.O autismo pode ocorrer em toda e qualquer família, independente de seu grupo social, étnico, socioeconômico ou cultural.O diagnóstico de um filho com síndrome autista é visto como um momento de crise e luto, sobretudo num desequilíbrio entre a quantidade de ajustamento necessária e os recursos imediatos dispensáveis para lidar com o problema. O impacto da doença do filho sobre os pais provoca uma demanda sistemática na família de ordem emocional e relacional, além de que pode suportar, ou seja, estrutura psicológica, mesmo assim é preciso recorrer a ajuda externa.A reorganização da família se dá logo após a superação do momento crítico da aceitação do problema, independente do tempo e do caso específico de cada um. As reações familiares acontecem de forma diferente a cada caso.Para conviver com a nova realidade a família necessita fazer um ajuste dentro do sistema da casa e como consequência construir um novo nível de equilíbrio.
 
O Autismo é tratável!
Assim como o diagnóstico, o tratamento também é dependente de uma abordagem multidisciplinar e quanto mais precoce for às intervenções mais possibilidades de bons resultados.Estas intervenções incluem também as educacionais, onde os bons programas bem investigados prevalecem.Os métodos mais eficazes são aqueles que consideram a criança autista capaz de aprender, cada uma a sua maneira, desde que receba um programa individualizado de intervenções “intensivas”; esta combinação se faz através da Escola, Lar e Sociedade.É importante oferecer um ensino que possibilita um aprendizado diferenciado, com práticas pedagógicas e comportamentais valorizando o desenvolvimento de habilidades e amenizando as dificuldades.
Não percam nunca a esperança e acredite sempre... porque também o sol ao brilhar da um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da plateia continua dormindo.
 
Autismo – uma breve e resumida definição.
Cientificamente conhecido como D.G.D. – Distúrbio Global do desenvolvimento e T. G. D. – Transtorno Global do Desenvolvimento, é uma síndrome que se caracteriza por alterações que manifestam sempre na interação social, na comunicação e no comportamento.Acontece por volta dos três anos de idade e persiste por toda a vida adulta.Autismo é um diagnóstico que abrange um grande espectro, com algumas comorbidades. Mesmo assim, a etiologia ainda hoje é desconhecida, sendo biologica a forma de entender, considerando as devidas associações.A investigação no meio científico ainda continua sendo pesquisada exaustivamente entre outras síndromes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário